Hotel Memória - João Tordo



Sinopse

   Onde termina a culpa e começa a expiação? Em Nova Iorque, um estudante apaixona-se por uma rapariga enigmática com quem vive uma intensa relação. Mas a morte desta, inesperada e violenta, enche o protagonista de culpa e remorso, lançando-o numa espiral descendente até o tornar num vagabundo, sem dinheiro e sem posses. Prisioneiro do Hotel Memória, um pardieiro na Baixa de Manhattan que parece destinado a albergar criaturas perdidas como ele próprio, é contratado por Samuel, um milionário excêntrico, para procurar um fadista português emigrado para os Estados Unidos quarenta anos antes.
   Tendo Nova Iorque como pano de fundo, dos anos sessenta até ao presente, e criando a figura inesquecível de Daniel Silva, o fadista que conquista Manhattan com o seu talento, Hotel Memória, é ao mesmo tempo, um romance de mistério e uma aventura de meandros da condição humana - uma história simultâneamente intrigante e comovente que lida com os fantasmas da memória, da culpa e da redenção.


1º Opinião 

   Esta obra é uma das obras que me está a interessar bastante pois tem uma história que me cativa a ler e porque tem uma linguagem simples, que permite uma leitura de fácil compreensão e rápida. 
   Como não conhecia este ao autor estava com receio de não achar a obra muito interessante mas pelo contrário. Acho que é um obra que me incentiva a ler mais obras e a querer saber mais sobre esta obra especifica. 
   Gosto muito da maneira com que o autor caracteriza as cenas da intriga e também acho as personagens diferentes do normal, pois são personagens com histórias de vida muito emocionantes e interessantes. 
    Em geral estou a adorar o livro e acho que mais autores deviam escrever livros assim. 

Opinião Geral

  Como já tinha referido estava a gostar muito deste livro, agora que o terminei de ler sei realmente o que sinto em relação a ele.
  Quando comecei a ler percebi que a história era bastante interessante e cheia de mistério. Este mistério fazia-me querer ler sempre mais e saber o que vai acontecer a seguir. 
  Em algumas partes senti-me incomodada com o que estava a ler pois era demasiado torturam-te o que estavam a fazer ao autor, também existiram outras cenas menos violentas a nível físico mas mais violentas a nível psicológico no entanto não foi devido a isso que deixei de gostar da obra.
    Para além do tipo de história o que também me fez gostar mais desta obra foi a maneira de escrita do autor, que é simples e direta.

 Sobre o autor 
   
   João Tordo nasceu em Lisboa a 28 de Agosto de 1975, é filho do cantor Fernando Tordo e de Isabel Branco, que está ligada ao cinema e à moda. 
   Formou-se em Jornalismo e Escrita Criativa em Londres e em Nova Iorque. 
   Diz-se influenciado pelos autores Edgar Allan Poe, Herman Melville e Dostoievski, e também pela literatura policial e de mistério, construindo assim narrativas dentro de narrativas (narraception).